
FUNDAÇÃO ROTÁRIA
O QUE É A FUNDAÇÃO ROTÁRIA?
A Fundação Rotária de Rotary Internacional é uma organização
que opera em fins beneficentes, ou seja, tem como objetivo agir exclusivamente em prol de comunidades em todo o mundo dentro das Áreas de Enfoque. A Fundação Rotária age como agente filantrópico movida pela generosidade de inúmeros doadores em todo o mundo. Todos que acreditam nos ideais de Rotary e na seriedade e transparência da Fundação Rotária, realizam doações de forma direta ou através de campanhas realizadas pelos clubes, tornando cada doação revolucionária por proporcionar vacinas contra a poliomielite. Água potável à comunidades, assistência em casos de desastres naturais e até mesmo estruturando economicamente comunidades em qualquer ponto do globo! Torna-se possível escolher a aplicação de sua doação através dos fundos quando feita através dos meios digitais oficiais disponibilizados pelo Rotary Internacional.
É administrada pelo Conselho de Curadores, são rotarianos que trabalham de forma voluntária em prol da Fundação Rotária, escolhidos pelo Conselho Diretor do Rotary Internacional e permanecem no Conselho por quatro Anos Rotários, garantindo a transparência de dados e crescimento da organização. A Sede Mundial do Rotary International e da Fundação Rotária fica em Evanston, EUA, mas há fundações afiliadas nos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Japão e Reino Unido.

COMO SURGIU?
O primeiro Rotary Club surgiu em 1.905 em Chicago, nos Estados Unidos, tendo como objetivo inicial estreitar laços entre os empresários locais. O ideal se expandiu pelo país dando início às conferências anuais do Rotary Internacional. Na conferência anual de 1917, o então presidente do Rotary Internacional, Arch Klumph, propôs que um fundo fosse criado para que doações fossem recolhidas nas comunidades onde haviam Rotary Clubs: "Acho urgentemente apropriado passarmos a aceitar doações com o propósito de fazer bem ao mundo". O primeiro programa ocorreu em 1947, a Fundação Rotária (que apenas recebeu este nome em 1928) apoiou a pós- graduação de estudantes em outros países, os primeiros participantes eram da Noruega, Austrália e Estados Unidos.